PANORAMA GLOBAL 13/08/24

A agenda do dia ganha corpo com dados de inflação ao produtor nos Estados Unidos, enquanto o mercado inglês acompanha dados relativos ao mercado de trabalho. Na Europa, sai o índice de percepção ZEW logo pela manhã e, no cenário doméstico, o investidor acompanha os números sobre o setor de serviços.

 

ÁSIA E PACÍFICO

Os mercados asiáticos fecharam o dia em leve alta, após um pregão misto e errático em Wall Street. O destaque do continente ficou por conta do índice japonês Nikkei 225 que, após voltar de feriado, subiu 3,37% impulsionado pelo setor de tecnologia.

No restante do continente, o Xangai Composto avançou 0,34%, acompanhado de perto pelo honconguês Hang Seng (+0,36%), enquanto o sul-coreano Kospi experimentou alta marginal de 0,12% e o australiano ASX acumulou 0,17% ao valor de mercado.

 

EUROPA

As bolsas do velho continente operam em leve alta enquanto os investidores aguardam pelo dado mais importante da semana, a ser divulgado amanhã, trazendo os números referente à inflação ao consumidor nos Estados Unidos.

Na Inglaterra, foram divulgados dados referente ao mercado de trabalho local, onde a taxa de desemprego caiu de 4,40% para 4,30%, enquanto especialistas aguardavam um aumento de 4,50%. Os números mostram que o mercado de trabalho inglês continua apertado, com pressões salariais diminuindo lentamente, o que limita o nível de flexibilização monetária pelo Banco da Inglaterra em 2024.

Às 06:47, o Stoxx 600 avançava 0,16%, o inglês FTSE trabalhava no zero a zero e o alemão DAX acumulava 0,24% ao mercado de trabalho. Na França, o CAC40 subia 0,05% enquanto o espanhol IBEX35 avançava 0,48%, sendo o destaque do continente.

 

EUA

Após um pregão instável no primeiro dia da semana, os futuros americanos operam em alta nesta manhã de terça-feira, enquanto o investidor aguarda pelos dados de inflação ao produtor agora pela manhã e os dados de inflação ao consumidor, a ser divulgado amanhã.

Ontem, o candidato a reeleição Donald Trump participou de live no X (antigo Twitter) junto ao dono da rede social, Elon Musk, para debater sobre o plano de governo do ex-presidente. A conversa atrasou cerca de 40 minutos, segundo Musk, devido à um ataque hacker. Musk perguntou para Trump sobre a viabilidade da criação de uma comissão governamental para averiguar o destino do dinheiro arrecadado do contribuinte e se colocou à disposição para participar da ação.

Às 06:53, o S&P500 subia 0,48%, o Nasdaq Composto avançava 0,67% e o Dow Jones acumulava 0,22% ao valor de mercado.

 

BRASIL

O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira em alta, com a ajuda das ações da Petrobras que subiram acompanhando o desempenho dos contratos futuros de petróleo. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,38%, aos 131.115,90 pontos, após oscilar entre máxima a 131.661,98 pontos e mínima a 130.615,25 pontos. Foi a quinta alta consecutiva do Ibovespa.

No boletim Focus desta semana, os economistas aumentaram as previsões para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para 2024, mas reduziram as estimativas para 2025. O boletim, que reúne as expectativas para os principais indicadores econômicos do Brasil, mostrou que a previsão para a Selic no fim de 2024 e de 2025 permaneceu estável.

 

CÂMBIO

O dólar fechou o pregão em queda de 0,34%, sendo comercializado a R$ 5,4962. O mercado considera que a baixa da moeda americana, nesta segunda-feira se deve à cautela dos investidores, que aguardam os novos dados sobre a inflação nos Estados Unidos, previstos para esta semana, e analisam as falas do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do seu provável substituto, Gabriel Galípolo.

 

COMMODITIES

Os contratos futuros de petróleo operam em alta na manhã desta terça-feira, estendendo os ganhos experimentados no pregão de ontem, com um aumento nas tensões no Oriente Médio. Os Estados Unidos comunicaram que um ataque do Iran à Israel é iminente. Às 07:11, o barril do WTI era negociado no contrato futuro para setembro a $80, alta de 0,44%.

 

AGENDA

03:00 – Taxa de Desemprego (ING)

06:00 – Índice ZEW de Percepção Econômica (EUR)

07:00 – Crescimento do Setor de Serviços (BRA)

09:30 – PPI (EUA)

09:30 – Núcleo do PPI (EUA)

14:15 – Discurso de Raphael Bostic, Membro do FOMC (EUA)

17:30 – Estoques de Petróleo Bruto Semanal API (EUA)