A agenda desta quinta-feira traz mais dados sobre o mercado de trabalho americano, enquanto o investidor aguarda pela cereja do bolo amanhã, com os dados do payroll. Além disso, também fica no radar do mercado uma rodada do índice de gerente de compras (PMI) nos Estados unidos e Europa.
No primeiro plano para o dia de hoje, segue o conflito no Oriente Médio, com novas movimentações por parte de Israel, aumentando as tensões na região.
ÁSIA e OCEANIA
Os mercados asiáticos fecharam o pregão desta quinta-feira sem direção única, com as bolsas chinesas fechadas devido ao feriado do Dia Nacional. Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em queda de 1,47% em movimento de realização após forte sequência de alta nos últimos dias, com destaque para as ações de incorporadoras chinesas, que chegaram a subir 30% desde os anúncios de incentivos por parte de Pequim.
No Japão, o índice Nikkei 225 acumulou alta de 2,01% após o novo primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, contrariando as expectativas do mercado, sinalizou que o país não está preparado para operar com níveis de juros mais altos, que eram esperados para ainda este ano.
EUROPA
As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa moderada no início do pregão desta quinta, com o investidor atento ao aumento das tensões no Oriente Médio, após Israel executar um ataque à capital libanesa, Beirute, nesta madrugada, matando ao menos 7 pessoas, dentre elas membros do Hezbollah. Na França, o mau humor aumentou depois que o presidente Emmanuel Macron endossou a criação de um imposto temporário sobre as maiores empresas do país. Às 06:48, o Euro Stoxx 50 recuava 0,67%, o alemão DAX caia 0,54% e o francês CAC40 perdia 0,84% do valor de mercado.
EUA
Os futuros americanos operam em queda na manhã de hoje, após fecharem no zero a zero na sessão anterior, com o investidor atento sobre o aumento na criação de empregos evidenciada pela ADP e em dúvida sobre a intensidade da trajetória do ciclo de corte de juros no país. Hoje e amanhã, o investidor segue focado em dados do mercado de trabalho, com os pedidos iniciais por seguro-desemprego às 09:30 e o relatório de empregos payroll na sexta. Às 06:50, o futuro do S&P500 recuava 0,49%, o Nasdaq Composto caia 0,71% e o Dow Jones perdia 0,40% do valor de mercado.
BRASIL
A bolsa brasileira fechou em alta de 0,77% no pregão de ontem, aos 133.514 pontos, impulsionado pelas ações das blue chips, com destaque para os papéis da Petrobrás, que surfaram a alta do petróleo, com avanços de 1,38% (PN) e 1,17% (ON).
Também nesta quinta, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou, em evento da gestora Crescera Capital, que o Brasil precisa ter um choque fiscal positivo para conviver com juros mais baixos. A Declaração vai em linha com a postura do Comitê de Política Monetária (COPOM) de não baixar os juros de maneira artificial, o que resulta em uma pressão inflacionária futura.
CÂMBIO
O dólar fechou o dia com valorização de 0,31%, cotado a R$5,464, impulsionado pelo movimento de aversão a risco assumido pelo investidor em meio ao aumento de tensões no Oriente Médio. A moeda americana também refletiu a possibilidade de uma flexibilização monetária menos intensa, após o presidente do BC americano, Jerome Powell, ressaltar em evento na segunda-feira, que a economia segue aquecida e que o Federal Reserve não tem pressa para reduzir os juros no país.
COMMODITIES
Os contratos futuros do petróleo operam em alta robusta na manhã desta quinta-feira, refletindo o aumento das tensões no Oriente Médio, após o ataque de Israel à capital libanesa, deixando mortos e feridos, dentre eles, membros do Hezbollah. O mercado segue atento para a intensificação do conflito, o que pode causar um atraso, ou até uma interrupção, no tráfego de petróleo na região. Às 07:10, o barril do WTI era negociado a $71,56, alta de 2,07%, enquanto o do Brent valia $75,28, valorização de 1,86%.
O minério de ferro recuou 1,74% na bolsa de Cingapura, em movimento de realização após as fortes altas do últimos pregões, enquanto a bolsa de Dalian, principal referência para a cotação da commodity, segue fechada devido ao feriado chinês.
AGENDA
Todo o dia – Feriado do Dia Nacional (CHI)
04:55 – PMI do Setor de Serviços (ALE)
04:55 – PMI Composto (ALE)
05:00 – PMI do Setor de Serviços (EUR)
05:00 – PMI Composto (EUR)
05:30 – PMI do Setor de Serviços (ING)
05:30 – PMI Composto (ING)
06:00 – PPI (EUR)
09:30 – Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego (EUA)
10:45 – PMI do Setor de Serviços (EUA)
10:45 – PMI Composto (EUA)
11:00 – PMI ISM Não-Manufatura (EUA)
11:40 – Discurso de Raphael Bostic, Membro do FOMC (EUA)