PANORAMA GLOBAL – 07/10/24

A agenda do dia traz a fala de 3 Fed Boys após a forte alta na criação de empregos apresentada na sexta-feira, o que coloca em cheque uma continuação do ciclo de cortes nas taxas de juros americanas, ao menos na proporção que o mercado esperava. No cenário interno, o mercado aguarda pelos dados de inflação ao consumidor na quarta-feira e a votação sobre a indicação de Galípolo para a presidência do BC, no Senado.

 

ÁSIA E PACÍFICO

Os mercados asiáticos fecharam o primeiro pregão desta semana em alta generalizada, refletindo o bom desempenho de Nova York na última sexta-feira, visto que a saúde da principal economia do mundo segue forte e consumindo. Os mercados chineses continuam fechados para o último dia do feriado que iniciou semana passada, voltando às atividades amanhã. Enquanto isso, o honconguês Hang Seng avançou 1,60%, acompanhado de perto pelo sul-coreano Kospi, que subiu 1,58%, com o japonês Nikkei 225 acumulando 2,01% ao valor de mercado.

 

EUROPA

As bolsas no velho continente operam majoritariamente no negativo, refletindo as tensões crescentes no Oriente Médio, após Israel efetuar novos ataques a alvos do Hezbollah e do Hamas no Líbano e na Faixa de Gaza. Às 06:58, o Stoxx 50 recuava 0,14% enquanto o inglês FTSE subia 0,23% e o alemão DAX perdia 0,24% do valor de mercado. Na agenda de hoje, o investidor europeu acompanha dados sobre o consumo no varejo e pronunciamentos de autoridades monetárias do Banco Central Europeu.

 

EUA

Os futuros americanos operam em queda na manhã de hoje, após forte alta na sexta-feira impulsionada pelos dados sobre o mercado de trabalho, que mostraram um aumento considerável no número de vagas preenchidas, indicando que a economia americana segue forte e resiliente. Do ponto de vista corporativo, o dado mostrou que uma recessão não é considerada factível, apresentando o copo meio cheio para o investidor. Já pelo lado da política monetária, a notícia tira de pauta um novo corte de 50 pb na taxa de juros em novembro, aumentando as apostas para a manutenção da taxa corrente. Os juros futuros sentiram a pressão do mercado de trabalho intenso e subiu ao longo de toda a curva, com o vencimento para 10 anos atingindo o patamar de 4%. Para esta segunda, as tensões no Oriente Médio encorpadas por novos ataques israelenses mantem os índices trabalhando no campo negativo, com o S&P futuro recuando 0,46%, o Nasdaq Composto caindo 0,56% e o Dow Jones perdendo 0,42% do valor de mercado, às 07:08.

 

BRASIL

A bolsa de São Paulo encerrou o último pregão da semana dentro da estabilidade, com alta de 0,09% aos 131.792 pontos. Na semana, o resultado fechou no negativo, com queda de 0,71%.

No campo político, o fim de semana foi marcado pelas eleições municiais no país. Em São Paulo, o segundo turno será disputado por Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL).

Na agenda, o investidor acompanha o Boletim Focus, a ser divulgado esta manhã. Para a semana, o mercado acompanha a votação no Senado sobre a indicação de Gabriel Galípolo à presidência do Banco Central e os dados de inflação ao consumidor medidos pelo IBGE.

 

CÂMBIO

O dólar fechou o pregão da última sessão em queda de 0,33%, cotado a R$5,455, em dia marcado pelo desempenho positivo dos mercados nos Estados Unidos com os dados de emprego. Porém, no cenário internacional, a divisa americana fechou o dia se valorizando frente as principais moedas do mundo, com o índice DXY subindo 0,48%. Analistas indicam que a valorização recente do petróleo pode estar ajudando a manter alguma força do real.

 

COMMODITIES

Os contratos futuros de petróleo amanhecem em forte alta, com os temores ampliados em relação aos efeitos que os conflitos no Oriente Médio podem causar sobre a produção e fornecimento da commodity. Israel realizou novos ataques ao Líbano e à Faixa de Gaza entre domingo e esta segunda, e promete uma resposta à altura dos mísseis disparados pelo Irã contra o país, na semana passada. Às 07:26, o barril do WTI era negociado a $76,34, valorização de 2,64%, enquanto o do Brent subia 2,28%, cotado a $79,83.

O minério de ferro opera em alta em Singapura, subindo 1,89% ($110,55), enquanto a bolsa de Dalian se prepara para reabertura amanhã, após feriado de 1 semana na China.

 

AGENDA

Todo o dia – Feriado do Dia Nacional (CHI)

06:00 – Vendas no Varejo (EUR)

08:00 – IGP-DI (BRA)

08:25 – Boletim Focus (BRA)

14:00 – Discurso de Michelle Bowman, Membro do FOMC (EUA)

14:50 – Discurso de Neel Kashkari, Membro do FOMC (EUA)

19:00 – Discurso de Raphael Bostic, Membro do FOMC (EUA)