PANORAMA GLOBAL 29/01/2025

ÁSIA

Com as bolsas chinesas, honconguesas e sul-coreanas fechadas devido ao feriado de ano novo, as praças asiáticas perdem liquidez neste e nos próximos pregões. No Japão, o índice Nikkei 225 experimentou alta de 1,02% impulsionado por empresas de chips que saltaram após alta de mais de 4% da holandesa ASML ao divulgar encomendas acima do esperado.

 

EUROPA

No velho contiente, os mercados amanhecem no campo positivo, refletindo balanços corporativos animadores e se recuperando do tombo causado pelo efeito DeepSeek. Hoje o investidor europeu também aguarda por coletiva de imprensa do Banco Central Europeu, marcada para 10:45h, e a decisão de política monetária pelo Federal Reserve, nos Estados Unidos, na parte da tarde. Às 06:52, o EuroStoxx 50 acumulava alta de 0,70%, enquanto o alemão DAX subia 0,55% e o inglês FTSE avançava 0,10%.

 

EUA

O clima nos mercados futuros americanos é de otimismo, estendendo os ganhos da sessão de ontem, movimento que sucedeu a derrapada do pregão de segunda-feira, impulsionada pelas notícias sobre a startup chinesa, DeepSeek, enquanto o investidor se prepara para a decisão de política monetária do FED na parte da tarde e a coletiva de imprensa que ocorre em seguida. Além disso, o investidor fica atento aos balanços corporativos, que começam a ganhar força por lá. Hoje saem os números referente ao último trimestre da Microsoft, Meta, Tesla, IBM, dentre outras. Às 06:56, o contrato futuro do S&P500 subia 0,16%, o do Nasdaq Composto avançava 0,51% e o do Dow Jones recuava 0,08%.

 

COMMODITIES

Os contratos futuros de petróleo operam em baixa no pregão desta quarta-feira, com o WTI cotado a $73, 13 e o Brent valendo $75, 85, ambos recuando 0,85%, diante de notícias de que os protestos na Líbia, que sestavam impedindo o carregamento de petroleiros, foram dissipados e suspensos por duas semanas. Além disso, o mercado espera pela decisão de política monetária no maior consumidor de petróleo do mundo, o que impacta diretamente na demanda pelo óleo.