ÁSIA
As bolsas asiáticas dispararam no pregão desta quinta-feira, com os índices chineses Shanghai Composite subindo 1,30% e o Shenzhen Component avançando 2,26%, atingindo seus níveis mais altos em mais de um mês. O rali foi impulsionado por fortes ganhos em ações de inteligência artificial e robótica, motivados pela empolgação em torno da inovação da startup chinesa de IA, DeepSeek, que está pronta para competir com líderes ocidentais de IA. Ao mesmo tempo, as preocupações com uma guerra comercial global diminuíram, já que as contramedidas de Pequim contra as tarifas de 10% impostas pela administração Trump sobre produtos chineses permaneceram relativamente contidas. O bom humor se espalhou pelo continente, com o índice honconguês, Hang Seng, acumulando alta de 1,43%, o japonês, Nikkei 225, adicionando 0,63% ao valor de mercado e o sul-coreano, Kospi, subindo 1,10%.
EUROPA
As bolsas no velho continente operam em alta na sessão de hoje, marcando a terceira sessão consecutiva de ganhos, impulsionada por resultados corporativos fortes. As ações da AstraZeneca subiram quase 4% após os lucros e receitas da empresa superarem as previsões, e a gigante farmacêutica disse esperar mais vendas. O Societe Generale disparou cerca de 7% após relatar um aumento na receita do quarto trimestre e dizer que está visando crescimento de receita e maior rentabilidade para o ano. A Maersk disparou mais de 6% depois de iniciar um programa de recompra de ações de 2 bilhões de dólares. Por outro lado, a Volvo afundou mais de 7% após alertar sobre um desafiador 2025 e a Kering caiu 2,8% depois de anunciar que o diretor criativo da Gucci, Sabato de Sarno, está saindo após apenas dois anos. No Reino Unido, o investidor aguarda pela decisão de política monetária, que deve apresentar um corte de 25 pontos base na taxa básica de juros do país. Às 06:52, o Euro Stoxx 50 subia 0,72%, o inglês FTSE avançava 1,10% e o alemão DAX acumulava 1,01% ao valor de mercado.
ESTADOS UNIDOS
Os contratos futuros dos EUA operam modestamente no positivo hoje, após um segundo dia consecutivo de ganhos na sessão anterior, e se preparando para os dados da folha de pagamento (Payroll) a serem divulgados amanhã. Na quarta-feira, o Dow subiu 0,71%, marcando seu melhor desempenho em quase duas semanas. O S&P 500 e o Nasdaq Composite também registraram ganhos de 0,39% e 0,19%, respectivamente, impulsionados por um salto de 5,2% nas ações da Nvidia, à medida que as ações de inteligência artificial recuperaram perdas do desastre da DeepSeek. Os investidores também minimizaram preocupações sobre tarifas, já que tanto os EUA quanto seus parceiros comerciais adotaram uma abordagem cautelosa até agora. Relatórios de lucros fortes e dados econômicos sólidos aumentaram ainda mais o sentimento positivo do mercado. Olhando para frente, os investidores estão focados nos relatórios trimestrais da Amazon e outras grandes empresas na quinta-feira, bem como nos últimos pedidos semanais de auxílio-desemprego. Às 07:02, o S&P500 avançava 0,16%, o Nasdaq Composto subia 0,13% e o Dow Jones acumulava 0,20% ao valor de mercado.
COMMODITIES
Os futuros do petróleo sobem ligeiramenteno início desta quinta-feira, tentando se recuperar após uma queda de mais de 2% na sessão anterior, quando a estatal petrolífera da Arábia Saudita anunciou um aumento significativo de preços para entregas em março para a Ásia. Isso foi impulsionado pela crescente demanda da China e da Índia e por interrupções no fornecimento russo devido às sanções dos EUA. Além disso, os riscos de oferta persistiram à medida que a campanha renovada do Presidente Trump busca eliminar as exportações de petróleo do Irã, potencialmente removendo 1,5 milhão de barris por dia do mercado. No entanto, os preços do petróleo enfrentaram contínua pressão depois que a EIA relatou um aumento acentuado nos estoques de petróleo bruto dos EUA, registrando o maior acréscimo em quase um ano, superando tanto as previsões do mercado quanto os dados da indústria relatados pela API. As tensões comerciais em andamento entre os EUA e a China também pesaram no mercado, já que a China impôs tarifas sobre carvão, GNL e petróleo bruto americanos, levantando preocupações sobre a demanda global enfraquecida. Às 07:04, o contrato futuro do WTI subia 0,66%, negociado a $71,50 enquanto o do Brent valia $75,01, alta de 0,52%.
AGENDA
09:00 – Decisão de Política Monetária do Reino Unido (UK)
10:30 – Pedidos Iniciais Por Seguro-Desemprego (US)
16:30 -Discurso de Christopher Waller, Membro do FOMC (US)
17:30 – Discurso de Mary Daly, Membro do FOMC (US)