PANORAMA GLOBAL 07/02/2025

ÁSIA

Os mercados asiáticos fecharam o último pregão da semana sem direção única, com o Shanghai Composite subiu 1,01% para fechar em 3.304, enquanto o Shenzhen Component aumentou 1,75% para 10.576 na sexta-feira, atingindo seus níveis mais altos em mais de um mês. O rali foi impulsionado por fortes ganhos em ações de tecnologia, alimentados pelo crescente otimismo em relação ao potencial da startup chinesa de IA, DeepSeek. O sentimento também foi apoiado pela diminuição das preocupações sobre uma possível guerra comercial entre a China e os EUA, já que ambos os países adotaram uma postura mais cautelosa em relação às tarifas.

Na Coreia do Sul, o índice KOSPI caiu 0,6%, encerrando uma sequência de três sessões de alta, conforme investidores realizaram lucros em meio à cautela antes de um importante relatório de empregos dos EUA, que pode influenciar a perspectiva da política monetária do Federal Reserve. Apesar da queda, o índice de referência avançou 0,2% na semana, à medida que as preocupações com uma guerra comercial global diminuíram após ações cautelosas dos EUA e da China. Já o japonês Nikkei 225 caiu 0,72%, enquanto o Índice Topix mais amplo perdeu 0,54%, com as ações japonesas interrompendo três dias consecutivos de ganhos, já que um forte aumento nos gastos pessoais domésticos reforçou uma perspectiva rígida sobre a política monetária do Banco do Japão. Os gastos das famílias no Japão subiram 2,7% ao ano em termos reais, marcando o primeiro aumento em cinco meses e superando significativamente o ganho previsto de 0,2%. O BOJ destacou seu desejo por um “ciclo virtuoso” de aumento de preços e salários para apoiar mais aumentos nas taxas de juros.

 

EUROPA

No velho continente, os principais mercados de ações operam levemente no negativo nesta sexta-feira. Os investidores continuaram a digerir os lucros corporativos enquanto aguardavam o relatório de empregos dos EUA para obter mais pistas sobre os próximos movimentos de política do Fed. Enquanto isso, resultados trimestrais mais fracos do que o esperado da Amazon enfraqueceram o sentimento do mercado. Os setores de saúde, bens domésticos, automóveis e petróleo e gás foram os de pior desempenho, enquanto materiais de construção, varejo, imóveis e bancos registraram os maiores ganhos. Às 06:56, o Euro Stoxx recuava 0,19%, o inglês FTSE caia 0,15% e o alemão DAX operava no zero a zero.

ESTADOS UNIDOS

Os futuros das ações dos EUA oscilam em leve alta nesta sexta-feira, enquanto os investidores se preparavam para o lançamento do aguardado relatório mensal de empregos, que pode influenciar as decisões de política monetária do Federal Reserve. No pós-mercado, a Amazon viu uma queda de mais de 4% após fornecer uma previsão de receita fraca para o primeiro trimestre, apesar de reportar fortes ganhos no quarto trimestre. Durante a negociação regular na quinta-feira, o S&P 500 e o Nasdaq Composite subiram 0,36% e 0,51%, respectivamente, enquanto o Dow caiu 0,28%. As ações de bens de consumo básico, finanças e tecnologia lideraram os ganhos do mercado, enquanto as ações de energia, saúde e serviços públicos tiveram um desempenho inferior. Esses movimentos ocorreram enquanto os investidores digeriam a mais recente leva de lucros corporativos e dados econômicos. Esta semana, Wall Street também recuperou perdas desencadeadas pelos anúncios tarifários do Presidente Trump no fim de semana. Às 06:58, os contratos futuros do S&P500 eram negociados a 0,16%, enquanto o do Nasdaq Composto subia 0,06% e o Dow Jones acumulava 0,22% ao valor de mercado.

 

COMMODITIES

Os contratos futuros de petróleo operam no campo positivo no pregão de hoje, mas não o suficiente para impedir que o preço do óleo caminhe para o terceiro declínio semanal consecutivo, após o presidente Trump reafirmar planos para aumentar a produção de petróleo dos EUA a fim de reduzir os preços do petróleo bruto. Sua promessa ocorreu em meio a preocupações com uma oferta já elevada, após um aumento maior do que o esperado nos estoques de petróleo bruto dos EUA, o maior incremento em quase um ano. Limitando novas perdas, os EUA aumentaram as sanções sobre o Irã no início da semana, potencialmente restringindo seus fluxos de petróleo, enquanto a Saudi Aramco elevou acentuadamente os preços de petróleo cru em março, impulsionada pela crescente demanda da China e da Índia, juntamente com interrupções no fornecimento da Rússia. Enquanto isso, as tensões comerciais entre EUA e China persistiram, já que Pequim impôs tarifas sobre o petróleo americano, GNL e carvão em resposta às medidas recentes de Trump, embora o impacto seja esperado ser limitado dados os modestos volumes de importação de produtos energéticos americanos pela China.

AGENDA

10:30 – Ganho Médio por Hora Trabalhada (US)

10:30 – Salário Médio por Hora (US)

10:30 – Taxa de Desemprego (US)

10:30 – Relatório de Empregos Payroll (US)

11:25 – Discurso de Michelle Bowman, Membro do FOMC (US)

12:00 – Expectativas de Inflação de Michigan (US)

14:00 – Discurso de Adriana Kugler, Membro do FOMC (US)