ÁSIA
Os mercados asiáticos fecharam o pregão desta terça-feira majoritariamente com exceção dos índices chineses, com o Shanghai Composite caindo 0,93% enquanto o Shenzhen Component recuava 1,61%, à medida que os investidores aproveitaram a oportunidade para realizar lucros após a recente alta do mercado impulsionada pela empolgação com as capacidades de inteligência artificial da DeepSeek. Os playres também avaliaram as perspectivas após a promessa do Presidente Xi Jinping de apoiar o setor privado em uma reunião a portas fechadas com líderes empresariais proeminentes. Xi instou a comunidade empresarial a demonstrar seu talento e confiança no modelo e mercado da China à medida que a competição global se intensifica. Isso marca uma mudança em relação à repressão regulatória de anos que havia deprimido as avaliações de ações.
No Japão, o Índice Nikkei 225 subiu 0,25%, enquanto o Índice Topix, mais amplo, adicionou 0,31%, estendendo os ganhos da sessão anterior, à medida que o iene interrompeu sua recente valorização, aliviando a pressão sobre as ações domésticas. Na segunda-feira, dados revelaram que a economia do Japão cresceu 0,7% trimestre a trimestre no quarto trimestre, acima do crescimento de 0,4% no trimestre anterior e superando as expectativas de 0,3%. No entanto, o sentimento dos investidores permaneceu cauteloso após o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçar impor tarifas sobre importações de automóveis a partir de 2 de abril. Na Coreia do Sul, o principal índice de referência acompanhou o desempenho do continente e avançou 0,63%.
EUROPA
As ações do velho continente abriram em alta na terça-feira, mas rapidamente reverteram para o campo negativo. A guerra em curso na Ucrânia continua em foco, com as ações de defesa continuando a subir em meio a expectativas de que os governos europeus aumentarão os gastos militares para apoiar a Ucrânia. No entanto, uma cúpula informal em Paris entre líderes europeus terminou sem medidas concretas, já que a proposta de enviar tropas de manutenção da paz para a Ucrânia permanece altamente divisiva. Enquanto isso, autoridades dos EUA e da Rússia devem se reunir hoje na Arábia Saudita para discutir uma possível resolução para o conflito, excluindo tanto a Ucrânia quanto as nações europeias das conversas. Às 06:36, o Euro Stoxx 50 recuava 0,20%, o alemão DAX caia 0,30% e o inglês FTSE perdia 0,09% do valor de mercado. Na França, o principal índice acionário, CAC 40, acompanhou o humor do continente, recuando 0,31% no horário acima.
ESTADOS UNIDOS
Os mercados futuros americanos operam no campo positivo nesta terça-feira, enquanto os investidores retornam do fim de semana prolongado, e aguardam a divulgação da última ata de reunião do FOMC nesta semana para avaliar as perspectivas para a política monetária. Na segunda-feira, o governador do Federal Reserve, Christopher Waller, sugeriu que apoia a manutenção das taxas de juros, citando dados econômicos recentes, a menos que a inflação reflita as tendências vistas em 2024. Os investidores também aguardam os relatórios PMI de manufatura e serviços dos EUA de fevereiro esta semana para obter mais informações sobre o estado da economia. No front corporativo, relatórios de ganhos de grandes empresas como Arista Networks, Occidental Petroleum, Analog Devices, Walmart e Constellation Energy são esperados esta semana. Às 06:40, o futuro do S&P 500 avnaçava 0,24%, o Nasdaq Composto subia 0,34% e o Dow Jones acumulava 0,04% ao valor de mercado.
COMMODITIES
Os contratos futuros de petróleo operam em alta considerável no pregão de hoje, ampliando os ganhos da sessão anterior, após drones ucranianos atingirem uma importante estação de bombeamento de um oleoduto no sul da Rússia, interrompendo os fluxos de petróleo bruto do Cazaquistão. Isso reduziu os embarques do país para os mercados mundiais por empresas ocidentais, incluindo Chevron e Exxon Mobil. Os traders também aguardam desenvolvimentos nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, já que autoridades dos EUA e da Rússia devem realizar discussões na Arábia Saudita ainda hoje, sem a participação da Ucrânia. Enquanto isso, relatórios indicaram que os produtores da OPEP+ não estão considerando adiar uma série de aumentos mensais na oferta de petróleo programados para começar em abril. No entanto, preocupações com uma potencial guerra comercial global, alimentadas pelas tarifas recíprocas do presidente Donald Trump, limitaram ganhos adicionais. Às 06:45, o barril do WTI era negociado a $71,82, o que representa avanço de 1,56% no dia, enquanto do do Brent valia $75,77, alta de 0,76%.
AGENDA
07:00 – Índice ZEW de Condições Atuais (AL)
12:20 – Discurso de Mary Daly, Membro do FOMC (US)
15:00 – Discurso Michael Barr, Vice-presidente de Supervisão do FED (US)