PANORAMA GLOBAL 24/02/25

ÁSIA

Os mercados asiáticos fecharam o primeiro pregão da semana no campo negativo. Na China, o Shanghai Composite caiu 0,18%, enquanto o Shenzhen Component recuou 0,08%, à medida que as ações do continente fizeram uma pausa após um rali de três semanas.

Os ganhos recentes foram impulsionados pelo renovado interesse no setor de tecnologia da China, particularmente com os avanços em inteligência artificial, incluindo a ascensão da DeepSeek.

Em segundo plano, Pequim apresentou seu plano de ação para 2025 para atrair investimento estrangeiro em meio a tensões geopolíticas crescentes e desafios econômicos contínuos. O governo também revelou uma política abrangente de desenvolvimento rural focada na segurança de grãos, inovação agrícola e reformas adicionais.

Em Hong Kong, o Hang Seng perdeu 0,6%, revertendo a força inicial em meio a perdas na maioria dos setores. O mercado recuou de seu nível mais alto em mais de três anos, com o índice de tecnologia caindo 1,1% antes do lançamento dos resultados da Nvidia ainda esta semana.

No Japão, o índice Nikkei 225 recuou 1,06% enquanto o sul-coreano Kospi entregou 0,35% do seu valor de mercado.

 

EUROPA

No velho continente, os mercados operam sem direção definida neste início de semana, enquanto os traders digerem os resultados das eleições alemãs e aguardam por dados de inflação no continente.

O bloco CDU/CSU assegurou 28,6% dos votos, alinhando-se com as expectativas, mas precisará formar uma coalizão para ter maioria parlamentar.

As negociações podem ser prolongadas e o partido de extrema-direita AfD e o Partido da Esquerda garantiram conjuntamente um terço dos assentos, o suficiente para bloquear legislações-chave no novo parlamento, especialmente a trava da dívida que permitiria aumentar os gastos públicos.

Às 06:56, o Euro Stoxx 50 trabalhava no zero a zero, o inglês FTSE subia 0,22%, o alemão DAX acumulava ala de 0,94% e o francês CAC40 perdia 0,18% do valor de mercado.

 

EUA

Os mercados futuros americanos operam em alta na manhã de hoje, enquanto o mercado tenta se recuperar de uma forte liquidação na semana passada, provocada por crescentes preocupações com a economia dos EUA.

O Dow caiu 2,51%, marcando seu pior desempenho semanal desde outubro, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq Composite caíram 1,66% e 2,51%, respectivamente.

A queda seguiu-se à perspectiva decepcionante da Walmart e a dados que mostram um enfraquecimento do sentimento do consumidor em meio a preocupações com a inflação.

Os investidores agora estão focados no próximo relatório do índice de preços PCE desta semana, a medida preferida de inflação do Federal Reserve.

Resultados importantes de grandes varejistas como Home Depot e Lowe’s também oferecerão mais informações sobre os gastos dos consumidores nos EUA. Além disso, a líder em inteligência artificial Nvidia deve divulgar seus resultados na quarta-feira, sendo o primeiro desde o surgimento da DeepSeek da China.

Às 07:01, o contrato futuro do S&P500 avançava 0,54%, o do Nasdaq Composto subia 0,58% e o do Dow Jones adicionava 0,70% ao valor de mercado.

 

COMMODITIES

Os contratos futuros do petróleo operam no campo negativo na sessão de hoje, estendendo a leve queda da semana passada em meio a expectativas de retomada das exportações dos campos petrolíferos do Curdistão.

O ministério do petróleo do Iraque anunciou que todos os procedimentos necessários foram concluídos para retomar as exportações de petróleo bruto através do oleoduto Iraque-Turquia, sinalizando uma possível resolução para uma disputa de quase dois anos que tem interrompido os fluxos regionais de petróleo bruto.

Os negociadores também continuam a monitorar o progresso das negociações para acabar com a guerra na Ucrânia, já que um acordo de paz poderia levar ao alívio das sanções sobre o petróleo russo, potencialmente aumentando a oferta global.

Enquanto isso, no Oriente Médio, o cessar-fogo em Gaza enfrenta desafios, com o Hamas acusando Israel de colocar em risco a trégua de cinco semanas ao atrasar a libertação de prisioneiros palestinos.

A primeira fase da trégua termina no início de março e os detalhes de uma fase subsequente planejada ainda não foram acordados.

Às 07:03, o barril do WTI era negociado a $70,32, recuo de 0,11%, enquanto o do Brent valia $73,99, queda de 0,09%.

 

AGENDA

07:00 – CPI (EU)

07:00 – CPI Núcleo (EU)

10:30 – Índice de Atividade Nacional Fed Chicago (US)