ÁSIA
Os mercados asiáticos fecharam o pregão desta terça-feira majoritariamente no campo negativo. Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,22%, enquanto o componente de Shenzhen perdeu 0,2%, com ações do continente estendendo as perdas recentes à medida que a cautela prevalecia antes da reunião das “Duas Sessões”, onde os tomadores de decisões podem anunciar novas medidas de estímulo.
O sentimento dos investidores também foi afetado depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou que as tarifas sobre México, Canadá e China entrariam em vigor conforme planejado, sem mais espaço para negociações. Em resposta, o Ministério do Comércio da China recentemente se comprometeu a implementar contramedidas para proteger seus interesses, aumentando as preocupações sobre uma guerra comercial em escalada.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng acompanhou o embalo de Wall Street e entregou performance negativa de 0,28%. Já no Japão, a queda foi mais acentuada, em 1,34%, apagando os ganhos da sessão anterior, também acompanhando o mercado americano.
EUROPA
No velho continente, os mercados operam em forte baixa nesta terça-feira, revertendo os ganhos da sessão anterior, à medida que novas tarifas dos EUA sobre o Canadá, México e China entraram em vigor, intensificando ainda mais as tensões comerciais globais.
Os investidores também mantiveram um olhar atento sobre os desenvolvimentos geopolíticos na Europa, após um acordo dos líderes regionais para aumentar os gastos com defesa e supervisionar um acordo de cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia.
Olhando para frente, os investidores estão focados nos próximos dados de desemprego da zona do euro para obter mais insights sobre a perspectiva econômica da região.
Às 06:55, o Euro Stoxx 50 recuava 1,73%, o inglês FTSE caia 0,44%, o alemão DAX cedia 1,86% e o francês CAC 40 entregava 1,21% do valor de mercado.
ESTADOS UNIDOS
Os mercados futuros americanos operam dentro da neutralidade no pregão desta terça-feira após um início de semana volátil, à medida que preocupações com tarifas pesaram sobre as perspectivas econômicas.
Na sessão regular de segunda-feira, o Dow despencou 1,48%, o S&P 500 caiu 1,76% e o Nasdaq Composite desabou 2,64%. Os principais índices inicialmente abriram em alta, mas rapidamente mudaram de direção à tarde, após o Presidente Trump confirmar que tarifas de 25% sobre o Canadá e o México entrariam em vigor na terça-feira, afirmando que não havia “espaço para negociações”. Além disso, ele impôs uma tarifa de 10% sobre produtos chineses e anunciou planos para aplicar tarifas sobre produtos agrícolas importados a partir de 2 de abril.
As ações de tecnologia foram as mais afetadas, com perdas significativas de grandes nomes como Nvidia (-8,7%), Tesla (-2,8%), Microsoft (-2,1%), Amazon (-3,4%) e Broadcom (-6,1%).
COMMODITITES
Os contratos futuros de petróleo recuam intensamente na sessão de hoje, pairando perto de uma baixa de três meses, à medida que as tarifas dos EUA sobre parceiros comerciais importantes entraram em vigor, enquanto a OPEP+ sinalizou planos para retomar a produção interrompida.
As tarifas de 25% sobre produtos do México e Canadá entraram em vigor hoje, juntamente com uma taxa adicional de 10% sobre produtos chineses. Pequim retaliou rapidamente com tarifas adicionais de até 15% sobre produtos agrícolas importantes dos EUA, com efeito a partir de 10 de março.
O Canadá também impôs tarifas de 25% sobre produtos dos EUA. Isso alimentou temores de uma guerra comercial global que poderia prejudicar o crescimento econômico e reduzir a demanda por energia.
Aumentando a pressão descendente, a OPEP+ afirmou que prosseguirá com a reversão dos cortes de produção de 2,2 milhões de barris por dia a partir de 1º de abril, restaurando a oferta que havia sido reduzida desde 2022.
Enquanto isso, as tensões geopolíticas permanecem em foco, já que as esperanças de uma resolução para a guerra Rússia-Ucrânia diminuíram após uma reunião acalorada entre o Presidente da Ucrâna.
Às 07:07, o barril do WTI era negociado a $67,61, representando queda de 1,08%, enquanto o do Brent valia $70,67, queda de 1,33%.
AGENDA
16:20 – Discurso de John Williams, Membro do FOMC (US)
22:45 – PMI do Setor de Serviços Caixin (CH)