ÁSIA
Os mercados chineses reabriram após um feriado de uma semana, com os investidores enfrentando tensões comerciais crescentes e incertezas econômicas contínuas. O Xangai Composto fechou o dia em queda de 0,63%, enquanto o honconguês, Hang Seng, perdia 0,93% do valor de mercado. As ações de e-commerce foram especialmente pressionadas depois que o Serviço Postal dos EUA bloqueou temporariamente encomendas da China e de Hong Kong em resposta a novas tarifas. Na terça-feira, os EUA impuseram uma tarifa de 10% sobre bens chineses, levando Pequim a anunciar tarifas retaliatórias sobre exportações dos EUA, incluindo petróleo, gás, carvão, automóveis e equipamentos agrícolas, a partir de 10 de fevereiro. A China também mirou várias empresas americanas para possíveis sanções. Além disso, dados de PMI do gigante asiático revelaram que o crescimento do setor de serviços desacelerou para uma baixa de quatro meses em janeiro.
Em outros países do continente, o índice japonês, Nikkei 225, fechou em leve alta de 0,08%, sustentada pelo setor de tecnologia que acompanhou a perfomance de Wall Street na terça-feira. O sul-coreano, Kospi teve o melhor desempenho do continente, subindo 1,11% também no embalo das Techs.
EUROPA
As ações europeias operam no campo negativo em sua maioria nesta quarta-feira, à medida que os fortes lucros no setor de saúde foram compensados por perdas nas ações de tecnologia. Às 06:51, o Euro Stoxx 50 recuava 0,31%, o inglês FTSE caia 0,05% e o alemão DAX perdia 0,44% do valor de mercado. A Novo Nordisk subiu 4,5% após relatar um lucro do quarto trimestre mais forte que o esperado de $4,4 bilhões, elevando o setor de saúde em 1,2%. As ações da GSK também subiram 6,3% após aumentar sua previsão de vendas para 2031. As ações de tecnologia pesaram no mercado, caindo 0,9%, com a ASML caindo 1,3% após lucros decepcionantes da Advanced Micro Devices. O setor automobilístico também enfrentou dificuldades, caindo 1,1%, com a Renault perdendo 2,6%. Os investidores permaneceram focados nas crescentes tensões comerciais globais, embora as medidas comerciais tomadas pelos EUA e China tenham sido menos severas do que inicialmente temido.
ESTADOS UNIDOS
Os futuros das ações dos EUA operam no campo negativo no pregão de hoje, após um relatório fraco de ganhos da Alphabet, a empresa-mãe do Google. No pregão estendido, as ações da Alphabet caíram mais de 7% depois de não atingirem as expectativas de receita para seu negócio de nuvem, enquanto seus investimentos em inteligência artificial pesaram sobre o fluxo de caixa. Os investidores agora aguardam relatórios de ganhos na quarta-feira de empresas como Uber, Walt Disney, Novo Nordisk, Ford e Qualcomm. Na terça-feira, o Dow subiu 0,3%, o S&P 500 aumentou 0,72% e o Nasdaq Composite subiu 1,35%. O mercado também permanece focado nas crescentes tensões comerciais globais, embora as medidas comerciais tomadas pelos EUA e China tenham sido menos severas do que inicialmente temido.
Na agenda, o investidor espera por dados sobre a intensidade do setor de serviços divulgados pelo ISM.
Hoje pela manhã, repercutiu a notícia de que a China considera investigação sobre as políticas da Apple e suas taxas na apple store, segundo relatos da Bloomberg News.
Às 07:00, os contratos futuros do S&P500 operavam em queda de 0,66%, o Nasdaq Composto caia 1,06% e o DOw Jones futuro tinha recuo de 0,34%.
COMMODITIES
Os futuros do petróleo bruto estenderam suas recentes quedas nesta quarta, à medida que preocupações sobre uma guerra comercial entre os EUA e a China superaram os riscos de oferta decorrentes da intensificada pressão econômica do Presidente Trump sobre o Irã. Na terça-feira, Trump reinstaurou sua campanha de “máxima pressão”, com o objetivo de reduzir as exportações de petróleo do Irã a zero e conter sua influência regional. O plano poderia afetar aproximadamente 1,5 milhão de barris por dia das exportações de petróleo iraniano. Enquanto isso, os mercados permaneceram cautelosos depois que a China retaliou contra as tarifas dos EUA com impostos sobre o carvão, LNG e petróleo bruto americanos, aumentando os temores de uma demanda global mais fraca. No lado da oferta, dados do API mostraram que os estoques de petróleo bruto dos EUA aumentaram em 5,025 milhões de barris na semana passada, superando as expectativas de um aumento de 3,17 milhões de barris. Em outros lugares, a OPEC+ confirmou planos de aumentar gradualmente a produção de petróleo a partir de abril.
Às 07:06, o barril do WTI era negociado a $72,09, recuo de 0,84% enquanto o do Brent valia $75,56, perda de 0,89% do valor de mercado.
AGENDA
05:55 – PMI Composto (ALE)
05:55 – PMI do Setor de Serviços (ALE)
06:00 – PMI Composto (EUR)
06:00 – PMI do Setor de Serviços (EUR)
06:30 – PMI Composto (ING)
06:30 – PMI do Setor de Serviços (ING)
07:00 – PPI (EUR)
09:30 – Discurso de Thomas Barkin, Membro do FOMC (EUA)
10:15 – Variação de Empregos Privados ADP (EUA)
10:30 – Balança Comercial (EUA)
11:00 – Discurso de Thomas Barkin, Membro do FOMC (EUA)
11:45 – PMI Composto (EUA)
11:45 – PMI do Setor de Serviços (EUA)
12:00 – PMI ISM do Setor de Serviços (EUA)
12:30 – Estoques de Petróleo Bruto (EUA)
12:30 – Est0ques de Petróleo em Cushing (EUA)
17:00 – Discurso de Michelle Bowman, Membro do FOMC (EUA)
21:30 – Discurso de Philip Jefferson, Governador do FED (EUA)