PANORAMA GLOBAL 11/02/2025

ÁSIA

Os mercados asiáticos fecharam o pregão desta terça-feira sem direção consensual, experimentando uma sessão de pouca variação percentual. O mercado também repercute a notícia de que o Presidente Trump assinou uma ordem na segunda-feira impondo uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e aumentou as taxas sobre o alumínio de 10% para 25%, ambas efetivas a partir de 4 de março.  Limitando uma queda mais acentuada estava a declaração de Trump de que havia conversado com o Presidente chinês Xi Jinping desde que assumiu o cargo em 20 de janeiro. No entanto, ele não ofereceu detalhes sobre os temas de sua conversa. Na China, o índice Xangai Composto recuou 0,12% enquanto o honconguês Hang Seng perdia 10,6% do valor de mercado. No Japão, o principal índice de referência, Nikkei 225, fechou com alta de 0,06% enquanto o sul-coreano Kospi adicionava 0,65% ao valor de mercado.

 

EUROPA

As principais bolsas do velho continente operam sem direção nesta terça-feira,, enquanto os investidores permanecem cautelosos em meio a preocupações contínuas de guerra comercial entre China e Estados Unidos. Recursos básicos e viagens e lazer foram os setores de pior desempenho, enquanto alimentos e bebidas e petróleo e gás superaram.

No mundo corporativo, a temporada de balanços continua, com as ações da Kering subindo mais de 5%, apesar de uma queda de 12% na receita do quarto trimestre, já que o CEO da empresa afirmou que o grupo de luxo agora alcançou um ponto de “estabilização”. As ações da BP caíram 0,1% após registrar uma queda acentuada no lucro do quarto trimestre devido a margens de refino mais fracas. A UniCredit perdeu quase 4% após prever uma ligeira queda em sua margem de juros líquida em 2025.

Às 07:06, o Euro Stoxx 50 avançava 0,05%, o inglês FTSE recuava 0,09% e o alemão DAX subia 0,11%.

 

ESTADOS UNIDOS

Os futuros das ações dos EUA operam no campo negativo no início do pregão desta terça-feira após o presidente Donald Trump assinar uma ordem executiva impondo uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio. A medida também inclui o cancelamento de isenções e cotas livres de impostos para principais fornecedores, alimentando preocupações sobre a possibilidade de uma guerra comercial mais ampla. Os investidores também estão se preparando para dados econômicos importantes dos EUA ainda esta semana, com o relatório de inflação do consumidor previsto para lançamento na quarta-feira. Além disso, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, está programado para testemunhar perante o Congresso na terça e quarta-feira. No pregão desta segunda-feira, o Dow Jones subiu 0,38%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq Composite subiram 0,67% e 0,98%, respectivamente. As ações de tecnologia lideraram a alta, com ganhos notáveis da Nvidia (alta de 2,9%), SMCI (alta de 17,6%), Broadcom (alta de 4,5%) e Uber (alta de 5,4%). As ações de aço e alumínio também dispararam com a notícia das tarifas, com Cleveland-Cliffs saltando 17,9% e Nucor subindo 5,6%.

Hoje, no mercado futuro, o contrato do S&P500 para março opera em baixa de 0,35%, o Nasdaq Composo perde 0,48% do valor de mercado e o Dow Jones recua 0,23%.

 

COMMODITITES

Os contratos futuros do petróleo  operam no campo positivo nesta terça-feira, estendendo um ganho superior a 1% da sessão anterior, impulsionados por sinais de uma oferta russa mais restrita e pelo aumento dos riscos de oferta. Relatórios mostraram que a produção russa caiu ainda mais abaixo de sua cota da OPEC+ em janeiro, enquanto novas sanções dos EUA visaram indivíduos e petroleiros que transportam petróleo iraniano para a China, visando pressionar Teerã. Adicionando aos riscos de oferta, Trump instou Israel a encerrar seu cessar-fogo com o Hamas se os reféns não forem devolvidos neste fim de semana, aumentando a ameaça de renovação do conflito enquanto ambos os lados se acusam mutuamente de violar o acordo. No entanto, os ganhos foram limitados pela cautela em relação às tensões comerciais crescentes e à incerteza econômica mais ampla. As recentes tarifas de Trump sobre aço e alumínio podem perturbar o setor de energia dos EUA, particularmente as perfuradoras de petróleo dependentes de aço especial não disponível no mercado interno. Enquanto isso, os preços do gás natural em ascensão na Europa tornaram a queima de petróleo mais econômica, potencialmente aumentando a demanda. Às 07:16, o barril do WTI era negociado a $73,27 (+1,31%) enquanto o do Brent valia $76,88 (+1,33%).

 

AGENDA

12:00 – Depoimento d Jerome Powell, Presidente do FOMC (US)

17:30 – Discurso de Michelle Bowman, Membro do FOMC (US)

17:30 – Discurso de Jhon Williams, Membro do FOMC (US)

18:30 – Estoques de Petróleo Bruto Semanal API (US)