ÁSIA
Os mercados asiáticos tiveram um pregão positivo nesta segunda-feira, com o Shanghai Composite subindo 0,76% na China, enquanto o Shenzhen Component avançava 0,51%, com as ações do continente subindo pela quinta sessão consecutiva, já que o presidente dos EUA, Donald Trump, isentou produtos tecnológicos chave de suas tarifas recíprocas.
As isenções se aplicam a itens amplamente fabricados na China, incluindo smartphones, computadores, semicondutores, células solares e displays de painel plano. No entanto, o Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, alertou que esses produtos podem enfrentar novas taxas separadas dentro dos próximos dois meses.
O presidente Trump também esclareceu que os itens isentos ainda estão sujeitos às tarifas de 20% sobre o Fentanil existentes. O Ministério do Comércio da China saudou as isenções como um “pequeno passo”, mas pediu aos EUA que abolissem totalmente a tarifa mais ampla de 145% sobre os produtos chineses.
EUROPA
No velho continente, as ações começaram a semana em altacenquanto os traders reagiram positivamente ao anúncio de última hora do Presidente Trump. A pausa inclui a tarifa básica de 10% para todos os países, embora uma tarifa de 20% sobre produtos chineses permaneça em vigor. Liderando os ganhos estavam os setores de bancos, recursos básicos, ecnologia, petróleo e gás, e serviços financeiros.
ESTADOS UNIDOS
Os mercados futuros dos EUA têm um início de semana tranquilo, enquanto os investidores digeriam as últimas atualizações comerciais e aguardavam uma semana movimentada de resultados corporativos, incluindo os números do Goldman Sachs, Johnson & Johnson, Bank of America, Netflix e United Airlines.
Na semana passada, os mercados inicialmente caíram em meio a crescentes preocupações com a guerra comercial global, mas se recuperaram acentuadamente depois que Trump anunciou um adiamento de 90 dias na maioria das tarifas.
Na sexta, O Dow ganhou 4,95%, o S&P 500 subiu 5,7% e o Nasdaq Composite disparou 7,29%.
COMMODITIES
Os futuros do petróleo em leve alta no pregão desta segunda-feira, à medida que o investidor digere a jogada do Presidente Donald Trump de concedido isenções de tarifas elevadas sobre produtos tecnológicos importados principalmente da China.
Os traders agora aguardam a perspectiva mensal de mercado do grupo de produtores, prevista para mais tarde hoje, para obter pistas sobre as condições subjacentes.
No front geopolítico, sinais de alívio nas tensões entre os EUA e o Irã podem aumentar a oferta global, especialmente para o principal comprador, a China. As conversas realizadas em Omã no fim de semana marcaram o primeiro engajamento de alto nível entre as duas nações desde 2022 e sinalizaram um esforço renovado para resolver o impasse de longa data sobre o programa nuclear de Teerã.
AGENDA
00:00 – Balança Comercial (CH)
00:00 – Exportações (CH)
00:00 – Importações (CH)
13:00 – Discurso de Thomas Barkin, Membro do FOMC (US)
14:00 – Discurso de Christopher Waller, Membro do Fed (US)
19:00 – Discurso de Patrick Harker, Membro do FOMC (US)
20:40 – Discurso de Raphael Bostic, Membro do FOMC (US)