PANORAMA GLOBAL 15/04/2025

ÁSIA

Os mercados asiáticos fecharam o pregão desta sexta em leve alta. Na China, o Shanghai Composite subiu 0,15%, com as ações do continente lutando por uma direção clara em meio a preocupações persistentes sobre uma escalada na guerra comercial entre China e EUA.

O sentimento dos investidores foi afetado quando o presidente chinês Xi Jinping alertou que “ninguém ganha em uma guerra comercial” durante o início de sua turnê diplomática pelo Sudeste Asiático, destacando a postura cautelosa de Pequim em meio ao aumento das tensões geopolíticas.

Os mercados foram abalados pela notícia de que o Departamento de Comércio dos EUA iniciou investigações de segurança nacional sobre importações de semicondutores e produtos farmacêuticos, dois setores com dependência significativa das cadeias de suprimento asiáticas, particularmente chinesas.

Os EUA obtêm uma grande parte de seus chips de Taiwan e produtos farmacêuticos da China. Os mercados também estão avaliando o impacto das tarifas recíprocas de Trump nas plataformas de venda online da China, incluindo Temu da PDD e Taobao e TMall da Alibaba.

 

EUROPA

No velho continente, o clima é tranquilo nesse início de pregão, com os índices operando no campo positivo, à medida que os investidores avaliavam as políticas comerciais em mudança dos EUA e aguardavam dados econômicos regionais importantes.

Os investidores também estarão atentos a uma série de divulgações econômicas, incluindo os dados de produção industrial da zona do euro, a pesquisa de sentimento econômico ZEW da Alemanha e os dados de desemprego do Reino Unido, todos os quais poderiam oferecer novas perspectivas sobre a saúde econômica da região.

No âmbito corporativo, os relatórios de resultados da Ericsson e da Publicis estão previstos, potencialmente influenciando movimentos específicos do setor.

ESTADOS UNIDOS

Os futuros de ações dos EUA sobem levemente nesta terça-feira, com contratos do Dow, S&P 500 e Nasdaq 100 todos avançando cerca de 0,4%, à medida que o sentimento dos investidores foi impulsionado pelas crescentes esperanças de uma pausa nas tarifas automotivas.

O presidente Trump disse na segunda-feira que está considerando isenções temporárias de tarifas para veículos importados e peças automotivas, com o objetivo de dar aos fabricantes mais tempo para aumentar a produção nos EUA.

Além disso, os investidores também estão acompanhando de perto os resultados trimestrais de grandes empresas, incluindo Johnson & Johnson, Bank of America e Citigroup, à medida que a temporada de balanços entra em alta velocidade.

 

COMMODITIES

Os contratos futuros do petróleo operam dentro da estabilidade na sessão de hoje. Um suporte adicional para os preços veio de uma forte recuperação nas importações de petróleo bruto da China em março. No entanto, os ganhos podem ser limitados depois que a OPEP+ reduziu suas previsões de crescimento da demanda para 2025 e 2026, citando tendências mais lentas no primeiro trimestre e novas tarifas comerciais dos EUA.

O grupo agora espera que a demanda aumente em 1,3 milhão de bpd em 2025 e 1,28 milhão de bpd em 2026, abaixo das estimativas anteriores de 1,45 milhão e 1,43 milhão de bpd, respectivamente.

Enquanto isso, as negociações nucleares entre os EUA e o Irã no último sábado, que ambas as partes descreveram como construtivas, aumentaram a perspectiva de exportações de petróleo aumentadas do Irã.

 

AGENDA

06:00 – Produção Industrial (UE)

12:35 – Discurso de Thomas Barkin, Membro do FOMC (US)

13:00 – Discurso de Christine Lagarde, Presidente do BCE (UE)

20:10 – Discurso de Lisa Cook, Governadora do Fed (US)

23:00 – PIB (CH)