PANORAMA GLOBAL 21/02/25

ÁSIA

Os mercados asiáticos fecharam o último pregão da semana em alta generalizada. Na China, o Shanghai Composite subiu 0,85%, enquanto o Shenzhen Component disparou 1,82%, atingindo máximas de vários meses, à medida que as ações de tecnologia e inteligência artificial continuaram a atrair forte interesse de mercado.

O otimismo renovado no setor foi impulsionado principalmente pelo promissor modelo de IA da DeepSeek e sua rápida adoção por grandes empresas. Aumentando o sentimento otimista, a Alibaba listada em Hong Kong subiu cerca de 14% com base em fortes ganhos, impulsionados por suas iniciativas de IA em expansão.

Os mercados também estão esperançosos de que Pequim mudará para um ambiente regulatório mais favorável para o setor privado, após uma repressão regulatória de longa data.

O índice honconguês Hang Seng disparou 901 pontos, a maior alta diária desde o início de outubro, ou 4,0%, encerrando em uma máxima de 3 anos, recuperando-se de uma queda acentuada na sessão anterior.

No Japão, o índice Nikkei 225 ganhou 0,26%, enquanto o índice mais amplo Topix subiu 0,07%, revertendo perdas anteriores. A recuperação seguiu-se a comentários do governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, que afirmou que o banco central está preparado para aumentar as compras de títulos do governo se as taxas de juros de longo prazo subirem acentuadamente.

 

EUROPA

As bolsas no velho continente operam levemente no positivo, após uma sessão moderada no dia anterior. Os traders permaneceram focados nos lucros corporativos enquanto aguardavam os dados preliminares do PMI. A atividade do setor privado na Zona Euro estabilizou-se, pressionada pela fraqueza na França, enquanto o crescimento na Alemanha aumentou.

Além disso, a atenção voltou-se para as próximas eleições na Alemanha no domingo, com o CDU de centro-direita liderando as pesquisas, enquanto o SPD de centro-esquerda do Chanceler Scholz caiu para o terceiro lugar.

Às 06:35, o Euro Stoxx 50 avançava 0,24%, o inglês FTSE subia 0,02%, o alemão DAX estava no zero a zero e o francês CAC 40 adicionava 0,32% ao valor de mercado.

 

EUA

Os mercados futuros dos EUA operam dentro da estabilidade no pregão desta sexta-feira após uma derrapada na sessão anterior, desencadeada pela perspectiva decepcionante da Walmart, o que levantou preocupações sobre o crescimento econômico.

Na quinta-feira, o Dow caiu 1,01%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq Composite perderam 0,43% e 0,47%, respectivamente. As ações da Walmart despencaram 6,5%, pressionando outros grandes varejistas como Target (-2%) e Costco (-2,6%).

O sentimento dos investidores ficou ainda mais azedo à medida que a Palantir caiu 5,2% após relatos de possíveis cortes no orçamento do Pentágono e um novo plano de venda de ações por seu CEO. Em uma nota mais positiva, a Celsius Holdings disparou 34% nas negociações após o expediente, impulsionada por resultados do quarto trimestre mais fortes do que o esperado em termos de lucros e receitas.

Olhando para frente, os investidores estão focados nas últimas leituras do PMI e nos dados de vendas de casas existentes na sexta-feira para obter mais insights sobre o estado da economia.

Às 06:41, o conttrato futuro do S&P500 trabalhava no zero a zero enquanto o Nasdaq Compsite subia 0,11% e o Dow Jones acumulava 0,06% ao valor de mercado.

 

COMMODITIES

Os contratos futuros do petróleo operam no campo negativo na sessão desta sexta-feira, mas caminhando para sua melhor semana desde o início de janeiro, em meio à crescente incerteza no fornecimento.

No início da semana, a Rússia relatou uma queda de 30%-40% no fluxo de petróleo através do Consórcio do Oleoduto do Cáspio, uma rota chave de exportação de petróleo do Cazaquistão, após um ataque de drone ucraniano a uma estação de bombeamento.

Enquanto isso, a retomada das exportações da região curda do Iraque permanecia incerta, já que a Turquia, que opera o porto de Ceyhan, ainda não havia recebido confirmação do Iraque até quinta-feira. Além disso, delegados da OPEP+ sugeriram adiar aumentos no fornecimento, citando um mercado frágil e dificuldades passadas para atingir as metas de redução da produção.

No entanto, os preços do petróleo enfrentaram pressão de baixa com a perspectiva de redução das tensões entre EUA e China e possíveis negociações de paz na guerra Rússia-Ucrânia, o que poderia eventualmente reduzir as sanções à Rússia e restaurar completamente suas exportações de petróleo.

Às 06:44, o barril do WTI era negociado a $72,11, recuo de 0,51%, enquanto o do Brent valia $76,10, queda de 0,50%.

 

AGENDA

05:30 – PMI Industrial (AL)

05:30 – PMI do Setor de Serviços (AL)

05:30 – PMI Composto (AL)

06:00 – PMI Industrial (EU)

06:00 – PMI do Setor de Serviços (EU)

06:00 – PMI Composto (EU)

06:30 – PMI Industrial (UK)

06:30 – PMI do Setor de Serviços (UK)

06:00 – PMI Composto (UK)

11:45 – PMI Industrial (US)

11:45 – PMI do Setor de Serviços (US)

11:45 – PMI Composto (US)

12:00 – Vendas de Casas Usadas (US)

12:00 – Expectativas de Inflação de Michigan (US)

12:00 – Confiança do Consumidor de Michigan (US)

13:30 – Discurso de Phillip Jefferson, Governador do Fed (US)

15:00 – Contagem de Sondas Baker Hughes (US)