ÁSIA
Os mercados asiáticos fecharam o pregão desta quinta-feira sem direção única. Na China. o Xangai Composto chegou a subir mais de 1% em um ponto da sessão, depois que o governo anunciou planos de canalizar centenas de bilhões de yuans de investimentos de seguradoras estatais para ações, logo após Trump dizer que estava propondo aplicar uma taxa punitiva de 10% sobre as importações chinesas. Ao fim do pregão, o índice estava com 0,56% de alta. Em Hong Kong, o Hang Seng fechou em queda de 0,50% enquanto o japonês Nikkei 225 acumulava 0,98%, com a melhor performance do continente.
EUROPA
As bolsas no velho continente também não apresentam direção consensual após dispararem na sessão de ontem, depois que Trump anunciou um plano de investimento de US$ 500 bilhões em infraestrutura de IA do setor privado.
A joint venture formada pela Oracle, OpenAI e SoftBank inicialmente impulsionou uma alta nos mercados de ações globais, o que atraiu ainda mais apoio dos lucros otimistas.
Às 07:12, o Euro Stoxx 50 recuava 0,16%, o inglês FTSE caia 0,12% e o alemão DAX acumulava 0,22% ao valor de mercado.
EUA
Os futuros americanos operam em queda na manhã de hoje em movimento de realização das altas experimentadas nos últimos dias, enquanto o investidor espera pelo discurso de Donald Trump, via video conferência, para a Conferência Econômica Mundial, que acontece em Davos. Os tópicos exatos que Trump abordará em seu primeiro grande discurso para líderes empresariais e políticos globais desde que retornou à Casa Branca não foram divulgados, gerando apreensão no mercado. Às 07:15, o futuro do S&P500 recuava 0,15%, o Nasdaq Composto caia 0,40% e o Dow Jones operava no zero a zero.
COMMODITIES
Os preços do petróleo apresentaram pouca alteração nesta quinta-feira, mantendo as perdas da sessão anterior devido à incerteza sobre como as tarifas e políticas energéticas propostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, afetariam o crescimento econômico global e a demanda por energia. Às 07:17, o barril do WTI recuava 0,16%, valendo $75,32, enquanto o do Brent perdia 0,13% do valor de mercado, aos $78,91.