ÁSIA
Os mercados asiáticos fecharam em alta no pregão desta quarta-feira, encerrando uma sequência de dois dias de perdas à medida que as ações de tecnologia se recuperaram, impulsionadas pelo boom da inteligência artificial na China. Os mercados também absorveram atualizações do recentemente concluído Congresso Nacional do Povo, onde os formuladores de políticas destacaram esforços para fortalecer a economia privada, impulsionar a confiança empresarial e estabilizar as condições de mercado. Na China, o índice Xangai Composto avançou 1,02%. Em Hong Kong, a alta foi mais expressiva, de 3,27%, enquanto na Coreia do Sul o índice Kosp acumulou mais 0,41% ao valor de mercado. A exceção ficou por conta do índice japonês, Nikkei 225, que recuou 0,20% refletindo a performance de Wall Street e com um aumento das preocupações econômicas internas.
EUROPA
No velho continente, os mercados operam no campo positivo, recuperando-se de uma sessão sem brilho no dia anterior. Os investidores focaram nos lucros corporativos e monitoraram um acordo de minerais entre a Ucrânia e os EUA com o objetivo de desenvolver os recursos naturais da Ucrânia, um acordo que poderia ajudar a aliviar as tensões recentes entre os dois países.
As empresas de mineração lideraram os ganhos, apoiadas por um aumento nos preços do cobre depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou tarifas de importação potenciais sobre o metal. O setor de alimentos e bebidas também avançou.
Hoje, o mercado acompanha, no final do dia, o balanço da gigante fabricante de chips Nvidia.
Às 07:01, o Stoxx 50 avançava 1,05%, o inglês FTSE subia 0,62%, o alemão DAX obtinha 1,34% e o francês CAC 40 acumulava 1,09% ao valor de mercado.
ESTADOS UNIDOS
Os mercados futuros dos EUA sobem na quarta-feira, enquanto os investidores aguardavam o relatório de lucros da Nvidia, que poderia fornecer um novo catalisador para o mercado. A Nvidia, juntamente com outras ações relacionadas à IA, enfrentou recentemente pressão após preocupações desencadeadas pela DeepSeek da China, levantando dúvidas sobre a sustentabilidade do rali da IA.
Os traders também aguardam a segunda estimativa para o crescimento do PIB do quarto trimestre, bem como o próximo relatório do índice de preços PCE, ambos oferecendo insights importantes sobre as perspectivas econômicas e de política monetária.
No pregão regular de terça-feira, o S&P 500 e o Nasdaq Composite caíram—0,47% e 1,35%, respectivamente, marcando sua quarta sessão consecutiva de perdas, à medida que as ações de tecnologia continuaram a declinar. Enquanto isso, o Dow conseguiu ganhar 0,37%.
Entre as ações individuais, a Tesla teve uma queda acentuada de 8,4%, empurrando sua capitalização de mercado para abaixo de US$ 1 trilhão.
Às 07:04, o contrato futuro do S&P500 subia 0,33%, o Nasdaq Composto avançava 0,57% e o Dow Jones acumulava 0,13% ao valor de mercado.
COMMODITIES
Os futuros do petróleo operam na estabilidade, mas perto do seu nível mais baixo desde dezembro passado, à medida que preocupações econômicas nos EUA e incertezas mais amplas do mercado continuaram a pesar sobre as perspectivas de demanda de energia.
As políticas externas do Presidente Trump também adicionaram pressão sobre o petróleo, com as perspectivas de um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia aumentando as expectativas de levantamento das sanções russas, abrindo caminho para um aumento nas exportações de petróleo russo. Além disso, preocupações contínuas sobre a demanda fraca no principal importador, a China, persistem em meio à incerteza em torno da recuperação econômica do país.
No entanto, as perdas foram parcialmente amortecidas por novas sanções sobre os fluxos de petróleo iraniano e expectativas de que a OPEP+ adiará um aumento planejado de produção a partir de abril. Em outros lugares, dados da API mostraram que os estoques de petróleo bruto dos EUA caíram em 0,6 milhões de barris na semana passada, contrariando as expectativas de um aumento de 2,3 milhões de barris.
AGENDA
10:00 – Licenças de Construção (US)
10:30 – Discurso de Thomas Barkin, Membro do FOMC (US)
12:00 – Estoques de Petróleo Bruto (US)
12:00 – Estoques de Petróleo em Cushing (US)
12:00 – Venda de Casas Novas (US)
14:00 – Discurso de Raphael Bostic, Membro do FOMC (US)