ÁSIA
Os mercados asiáticos fecharam o pregão desta quinta sem direção única. Na China, o Shanghai Composite subiu 0,23% e o Shenzhen Component caiu 0,26%, à medida que as ações de tecnologia sofriam pressão devido à realização de lucros e também se espalhou pelos mercados após os últimos resultados da Nvidia não impressionarem os investidores, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, propôs tarifas “recíprocas” de 25% sobre carros europeus e outros bens. Pesando do lado positivo, a China divulgou que planeja injetar pelo menos CNY 400 bilhões em seus maiores bancos nos próximos meses como parte de um pacote de estímulo mais amplo destinado a revitalizar sua economia lenta.
Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 0,29%, após lucros na sessão anterior, à medida que quedas em tecnologia e consumo pesaram no sentimento, enquanto o japonês Nikkei 225 acumulava 0,30% ao valor de mercado, interrompendo uma sequência de duas quedas consecutivas e acompanhando os ganhos nos principais índices de Wall Street.
Na Coreia do Sul, o principal índice de referência, Kospi, caiu 0,7%, também revertendo os ganhos da sessão anterior, pressionado por perdas em quase todos os setores, causadas pelo sentimento dos investidores em relação aos novos anúncios de taxações por parte do presidente americano Donald Trump.
EUROPA
No velho continente, o mercado opera majoritariamente no campo negativo, à medida que o sentimento dos investidores enfraqueceu após o anúncio do Presidente dos EUA, Donald Trump, sobre uma tarifa de 25% sobre as importações da União Europeia, incluindo carros e outros bens. O setor automotivo foi um dos mais afetados.
Acrescentando ao clima de cautela, os resultados trimestrais da Nvidia não impressionaram, com a empresa apresentando uma perspectiva mista. Enquanto isso, os traders avaliaram dados econômicos importantes, incluindo a taxa de inflação da Espanha, e mais resultados corporativos.
Às 06:45, o Euro Stoxx 50 recuava 0,68%, o inglês FTSE subia 0,16%, o alemão DAX caia 0,91% e o francês CAC 40 perdia 0,28% do valor de mercado.
ESTADOS UNIDOS
Os mercados futuros americanos operam levemente no positivo no pregão desta quinta-feira, enquanto os investidores digeriam o relatório de lucros da Nvidia. No pós-mercado, as ações da gigante de tecnologia oscilaram em torno da linha de estabilidade, apesar de reportar vendas e lucros melhores do que o esperado para o quarto trimestre, juntamente com uma orientação forte para o trimestre atual. A fabricante de chips registrou um aumento de 78% na receita em relação ao ano anterior, impulsionado pela forte demanda por suas GPUs no setor de inteligência artificial, mas parece não ter atendido as expectativas do investidor que está acostumado a números exorbitantes.
Enquanto isso, a Salesforce sofreu uma queda acentuada de mais de 5% após resultados trimestrais decepcionantes e uma orientação fraca.
Na quarta-feira, durante o pregão regular, o S&P 500 e o Nasdaq Composite registraram ganhos modestos de 0,01% e 0,26%, respectivamente, quebrando uma sequência de quatro dias de perdas. No entanto, o Dow caiu 0,43%, apagando os ganhos do dia anterior, movimentos impulsionados pelos anúncios tarifários do Presidente Trump.
Hoje, às 06:54, o S&P500 subia 0,26%, o Nasdaq Composto avançava 0,24% e o Dow Jones acumulava 0,27% ao valor de mercado.
COMMODITIES
Os conrtatos futuros do petróleo WTI se mantém abaixo de $69 por barril nesta quinta-feira, perto do seu nível mais baixo desde dezembro passado, pressionados pela perspectiva de maior oferta e uma perspectiva de demanda pessimista.
Um potencial acordo de paz entre Rússia e Ucrânia continuou a pesar sobre os preços, já que as expectativas de alívio das sanções russas poderiam aumentar a oferta global de petróleo.
Os EUA e a Ucrânia também chegaram a um acordo preliminar sobre minerais, um passo chave nos esforços do Presidente Trump para encerrar rapidamente a guerra. Além disso, os preços do petróleo enfrentaram ventos contrários devido a preocupações de que as tarifas de Trump sobre a China e outros parceiros comerciais pudessem desacelerar o crescimento econômico e enfraquecer a demanda.
Em outros lugares, Trump anunciou planos para revogar a licença de petróleo da Chevron Corp. na Venezuela, enquanto o Iraque disse ter chegado a um acordo com o Curdistão para retomar as exportações de petróleo bruto, mas não forneceu um cronograma.
Às 06:58, o barril do WTI era negociado a $69,33, alta de 1,02%, enquanto o do Brent subia 0,99%, negociado a $72,78.
AGENDA
10:30 – Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego (US)
10:30 – PIB (US)
12:00 – Discurso de Michael Barr, Membro do FOMC (US)
13:45 – Discurso de Michelle Bowman, Membro do FOMC (US)
17:15 – Discurso de Patrick Harker, Membro do FOMC (US)