ÁSIA
Os mercados asiáticos operaram majoritariamente no campo postivo, com algumas bolsas reabrindo após o feriado de ano novo chinês. No Japão, O índice Nikkei 225 subiu 0,15%, enquanto o índice mais amplo Topix avançou 0,24%, marcando o terceiro dia consecutivo de ganhos para as ações japonesas, à medida que os investidores responderam positivamente a dados econômicos fortes. As ações locais também foram impulsionadas por um cenário positivo em Wall Street, onde ganhos sólidos de grandes empresas de tecnologia dos EUA forneceram um aumento.
Na Coréia do Sul, o índice Kospi recuou 0,77% na volta do feriado, com investidores reagindo às consequências do surgimento disruptivo da startup chinesa de IA DeepSeek, com relatos de seu rápido progresso e custo efetivo, fazendo com que as ações de chips globais despencassem durante o fechamento do Ano Novo Lunar na Coreia.
EUROPA
As bolsas do velho continente abriram em alta na manhã desta sexta-feira, renovando máximas históricas, enquanto os investidores repercutem a decisão de política monetária pelo BCE ontem e balanços corporativos.
Ontem, o BCE realizou um quinto corte na taxa de juros e destacou progresso no processo de desinflação. No mundo corporativo, a ASML Holding subiu mais de 2% e Novartis disparou 2,7% após reportarem ganhos e vendas melhores do que o esperado no quarto trimestre. Schneider Electric (0,8%) e Prosus (0,9%) também registraram ganhos expressivos, enquanto Smiths Group foi a ação com melhor desempenho, subindo mais de 12%, após anunciar planos de cisão ou venda de partes de seus negócios para focar em tecnologias industriais de alto desempenho.
Às 06:26, o Euro Stoxx 50 subia 0,50%, o alemão DAX avançava 0,22% e o inglês FTSE acumulava 0,49% ao valor de mercado.
EUA
Os mercados futuros americanos operam no campo positivo no último pregão da semana, repercutindo balanços corporativos animadores e no aguardo por dados de inflação do PCE, a serem divulgados hoje pela manhã.
A gigante da tecnologia, Apple, informou um aumento de 4% na receita do trimestre fiscal e emitiu uma perspectiva positiva para o trimestre atual, apesar das vendas do iPhone ficarem aquém das expectativas. Enquanto isso, Intel e KLA também registraram ganhos, subindo 4% e 3%, respectivamente, após apresentarem lucros acima do esperado.
No âmbito político, o presidente Donald Trump reafirmou planos de impor tarifas de 25% sobre o México e o Canadá no sábado, enquanto uma tarifa de 10% sobre a China continua em consideração. Os mercados agora aguardam novos anúncios para mais clareza sobre essas medidas.
Às 06:43, o contrato futuro do S&P500 avançava 0,54%, o Nasdaq Composto subia 0,82% e o Dow Jones acumulava 0,30% ao valor de mercado.
COMMODITIES
Os contratos futuros de petróleo boperam próximos da neutralidade na manhã desta sexta-feira, após ganhos na sessão anterior, enquanto os traders aguardavam mais clareza sobre as tarifas prometidas pelo Presidente Trump. Trump reafirmou os planos de impor tarifas de 25% sobre o Canadá e o México a partir de sábado, mas indicou que ainda estava considerando se isentaria o petróleo das taxas. Os dois países são os maiores exportadores de petróleo bruto para os EUA. Enquanto isso, os investidores também estão voltados para a reunião da OPEP+ agendada para 3 de fevereiro, já que Trump pressiona o grupo, especialmente a Arábia Saudita, a baixar os preços do petróleo. Os traders esperam que a OPEP+ mantenha sua política de oferta atual, com aumentos adicionais na oferta somente a partir de abril.
AGENDA
10:30 – Índice de Preços do PCE (EUA)
10:30 – Núcleo do Índice de Preços do PCE (EUA)
10:30 – Gastos Pessoais (EUA)
10:30 – Renda Pessoal (EUA)
10:30 – Discurso de Michelle Bowman, Membro do FOMC (EUA)
11:45 – PMI de Chicago (EUA)